Desafio
O problema da instituição era a exposição de dados reais e a questão de privacidade de seus clientes, além do dimensionamento para espaço de armazenamento. Quando se obtém os dados a partir do ambiente produtivo, o uso da cópia dos ambientes de desenvolvimento e testes faz com que os requisitos de espaço para armazenamento dos dados sejam equivalentes ao do ambiente de produção, que por natureza possuem grandes volumes de dados.
Solução
Para que seja possível reduzir os requisitos e custos com o armazenamento de dados nos ambientes de testes e desenvolvimento, é necessário que se obtenha um conjunto reduzido do volume total de dados, respeitando seus vínculos e co-relaçõs existentes, assegurando que essa amostragem de dados seja íntegra e consistente do ponto de vista do negócio.Por isso, a Horus Solutions trabalhou com a solução IBM Optim, criando políticas de movimentação de dados, usando os ambientes de produção como origem para criação dos ambientes de desenvolvimento e testes com conjunto de dados reduzido, íntegro e consistente com as regras do negócio.
Benefícios
Com esta solução foi possível assegurar que todos os dados sigilosos fossem mantidos privados usando técnicas de mascaramento e sobreposição que mantém a natureza e as características dos dados, mas descaracterizam o seu sentido ou valor real, de maneira que suas equipes de desenvolvimento e testes possam manipular e interagir sem qualquer risco e em acordo com as normativas de controladoria e segurança da informação de toda a empresa. O projeto atuou, ao todo, em 15 instâncias contempladas por 157 bancos de dados em três tecnologias distintas: Sybase ASE, Microsoft SQL Server e Oracle. Além de centenas de aplicações internas e de terceiros envolvidos, vários desenvolvedores, analistas, gerentes de projetos e 1.308 tabelas, sendo 3.790 campos mascarados. A ferramenta InfoSphere Optim Test Data Management possibilitou a criação de databases de testes mais realistas e com tamanho ideal para executar os testes em aplicações e permitiu também, a edição de dados para reforçar a ocorrência de erros e condições de retorno e comparar os dados de baseline com os dados resultantes de testes massivos para identificar erros de aplicação. Além de extrair, copiar e transferir um conjunto de dados de várias tabelas de origem para as correspondentes tabelas de destino, mantendo os dados com suas referências íntegras e disponibilizando um relatório abrangente e completo. Além disso, a ferramenta oferece técnicas de transformação e criptografia de dados para proteger informações corporativas confidenciais, de forma eficaz através de aplicações, relatórios e banco de dados. Garantindo a privacidade de dados sensíveis em tabelas de bancos de dados relacionais, mantendo sua integridade referencial. Com isto, é possível que eles sejam mascarados sobre demanda, a qualquer momento.