BMG obteve ganho real de 20% no desempenho

Andrade GC reduz custos e acelera processo de tomada de decisão
22 de fevereiro de 2018
Instituição Financeira faz mascaramento de dados sigilosos
22 de fevereiro de 2018
 

BMG obteve ganho real de 20% no desempenho de tempo de resposta para os usuários em relação ao cenário anterior da migração, por meio de projeto da Horus Solutions. A solução de reprodução de carga iReplay permitiu migrar o banco de dados livre de riscos operacionais críticos.


 

Desafio

O Banco BMG identificou a necessidade de realizar atualizações em seu sistema de Banco de Dados. Como o sistema suporta as principais e vitais operações do BMG, era fundamental efetuar esses upgrades de maneira segura, sem afetar as operações de clientes e funcionários.O Banco BMG utilizava o gerenciador de banco de dados Sybase ASE 15.5 para atender uma gama de aplicativos de negócio. No caso de indisponibilidade do gerenciador, grande parte das operações da empresa seria afetada. A versão estava defasada, devido a isso, foi realizada uma atualização para o SAP Sybase ASE 15.7. A grande dificuldade era assegurar que a migração do banco de dados fosse implantada livre de riscos operacionais críticos, mesmo que a operação fosse testada e homologada, pois a abrangência dos testes realizados de forma pontual e com intervenção humana não atingiria uma amostragem segura necessária, muito menos testaria o ambiente em situações reais de uso.

Solução

Para atender a necessidade do Banco e assegurar que a migração do banco de dados fosse implantada com segurança e precisão, a Horus Solutions desenvolveu o projeto com base na solução iReplay, uma alternativa ao tradicional simulador de carga e ferramentas de scripting.

De acordo com Jonas Ribeiro de Aquino, gerente de produção e tecnologia do BMG, na primeira tentativa de upgrade, “um downgrade foi necessário quando identificamos falhas no processo. Precisávamos identificar esses problemas antes de colocar o sistema em produção”.

Aquino diz que “a Horus foi escolhida por sua expertise em projetos de atualização de versão do Gerenciador de Banco de Dados vinculado a testes e reprodução de carga de trabalho, utilizando a ferramenta iReplay, da Exact Solutions”.“Este último contrato contempla a captura da carga de trabalho no ambiente produtivo, reprodução da carga de trabalho em ambiente apartado, testes de mudança de configuração e otimização do servidor de banco de dados, otimização dos comandos SQL com maior consumo de recursos, considerando a mudança das versões, e análise dos resultados, considerando todas as reproduções efetuadas”, afirma Vinicius Feltrin, gerente executivo da Horus Solutions.

Benefícios

O relacionamento da Horus Solutions com o Banco BMG existe desde 2012, por conta da realização de assessorias vinculadas a Bancos de Dados. Além de ter conseguido mitigar os riscos do processo de migração, com envolvimento bastante reduzido das equipes de testes e homologação, que ficaram focadas apenas em testes funcionais, foi possível também testar vários cenários de configuração e ajustes nos aplicativos visando estabelecer o melhor cenário do ponto de vista de desempenho, onde foi possível atingir um ganho real de desempenho no tempo de resposta para os usuários de cerca de 20% em relação ao cenário antes da migração, garantindo uma maior agilidade no uso dos sistemas aplicativos e melhoria na eficiência operacional.

Recomenda-se que migrações de versões e/ou plataforma sejam sempre validadas a partir de um teste de execução de uma carga de trabalho muito próxima à atividade do ambiente produtivo, a fim de identificar o comportamento da nova versão em condições de uso intenso.

“O iReplay é a ferramenta ideal para isso, pois permite reproduzir a carga de trabalho em ambiente de testes/homologação equivalente ao ambiente de produção, possibilitando que a nova versão ou plataforma seja avaliada dentro das condições reais de uso, assegurando que problemas potenciais não ficassem omitidos devido à ausência de carga de trabalho significativa”, conclui Feltrin.

Jonas Ribeiro de Aquino destaca que “a instalação ocorreu de maneira muito tranquila. O pessoal da Horus foi muito ágil, efetivo e ocorreu tudo bem”. Por conta da eficácia da solução, o BMG está considerando uma expansão do contrato: “Estamos avaliando o contrato de suporte mensal da Horus e o treinamento para equipe de desenvolvimento e administradores”, finaliza Aquino.