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Cases de Sucesso

Instituição Financeira

O projeto da Horus Solutions para uma grande Instituição Financeira tratava-se de obter uma base de dados qualificada e íntegra, para que dados cadastrais, dados pessoais de clientes e dados sigilosos da empresa não ficassem expostos e sendo visualizados por pessoas não autorizadas.

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Desafio

O problema da instituição era a exposição de dados reais e a questão de privacidade de seus clientes, além do dimensionamento para espaço de armazenamento. Quando se obtém os dados a partir do ambiente produtivo, o uso da cópia dos ambientes de desenvolvimento e testes faz com que os requisitos de espaço para armazenamento dos dados sejam equivalentes ao do ambiente de produção, que por natureza possuem grandes volumes de dados.

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Solução

Para que seja possível reduzir os requisitos e custos com o armazenamento de dados nos ambientes de testes e desenvolvimento, é necessário que se obtenha um conjunto reduzido do volume total de dados, respeitando seus vínculos e co-relaçõs existentes, assegurando que essa amostragem de dados seja íntegra e consistente do ponto de vista do negócio.

Por isso, a Horus Solutions trabalhou com a solução IBM Optim, criando políticas de movimentação de dados, usando os ambientes de produção como origem para criação dos ambientes de desenvolvimento e testes com conjunto de dados reduzido, íntegro e consistente com as regras do negócio.

Benefícios

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Com esta solução foi possível assegurar que todos os dados sigilosos fossem mantidos privados usando técnicas de mascaramento e sobreposição que mantém a natureza e as características dos dados, mas descaracterizam o seu sentido ou valor real, de maneira que suas equipes de desenvolvimento e testes possam manipular e interagir sem qualquer risco e em acordo com as normativas de controladoria e segurança da informação de toda a empresa.
O projeto atuou, ao todo, em 15 instâncias contempladas por 157 bancos de dados em três tecnologias distintas: Sybase ASE, Microsoft SQL Server e Oracle. Além de centenas de aplicações internas e de terceiros envolvidos, vários desenvolvedores, analistas, gerentes de projetos e 1.308 tabelas, sendo 3.790 campos mascarados.
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A ferramenta InfoSphere Optim Test Data Management possibilitou a criação de databases de testes mais realistas e com tamanho ideal para executar os testes em aplicações e permitiu também, a edição de dados para reforçar a ocorrência de erros e condições de retorno e comparar os dados de baseline com os dados resultantes de testes massivos para identificar erros de aplicação. Além de extrair, copiar e transferir um conjunto de dados de várias tabelas de origem para as correspondentes tabelas de destino, mantendo os dados com suas referências íntegras e disponibilizando um relatório abrangente e completo.
Além disso, a ferramenta oferece técnicas de transformação e criptografia de dados para proteger informações corporativas confidenciais, de forma eficaz através de aplicações, relatórios e banco de dados. Garantindo a privacidade de dados sensíveis em tabelas de bancos de dados relacionais, mantendo sua integridade referencial. Com isto, é possível que eles sejam mascarados sobre demanda, a qualquer momento.

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