+55 41 3312-0200

Cases de Sucesso

UFSC

.

Universidade Federal de Santa Catarina atualiza plataforma de banco de dados com a Horus Solutions

Atualização representou uma redução de aproximadamente 75% do consumo de I/O lógico e 92% de I/O físico.

.

Desafio

Além de sua importância no desenvolvimento da região, a Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC) é um polo de inovação e tem desenvolvido tecnologias e produtos de impacto global. Todavia, os principais sistemas da universidade rodavam há 10 anos sobre o gerenciador de banco de dados Sybase 12.5.3. Nesse ínterim, a Sybase foi adquirida pela SAP, em 2010; o suporte ao produto foi descontinuado; as funcionalidades tornavam-se limitadas; e a gestão mais desgastante.

Para regularizar o suporte, aumentar o desempenho e usufruir de outras melhorias da atualização, a UFSC definiu a migração para SAP Adaptive Server Enterprise 16.0 SP02 PL03. A Horus Solutions, certificada como PcoE (Partner Center of Expertise) da SAP, foi selecionada após participar de processo licitatório, por atender todas as exigências para a implementação e suporte da nova plataforma.

“Por meio de um trâmite licitatório, em que a Horus foi escolhida para a execução do projeto, não medimos esforços para entregar o projeto no prazo e com o mínimo de interrupção aos usuários do sistema”, explica Vinicius Feltrin, diretor comercial e de operações da Horus Solutions.

.

Solução

Entre os indicadores, a atualização representou uma redução de aproximadamente 75% do consumo de I/O lógico e 92% de I/O físico, o que se traduz em uma melhora no tempo de resposta aos usuários dos sistemas. O novo banco de dados utiliza tamanho de página 8 vezes maior, utilizando métodos de otimização in-row para dados do tipo LOBs (large objects). Um dos desafios peculiares do projeto foi a reestruturação do tamanho das páginas de armazenamento, passando de 2KB para 16KB.

O projeto de atualização do banco de dados envolveu os diversos profissionais dos dois Departamentos da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicações – SeTIC, além de técnicos da Horus Solutions.

Segundo Bruno Amattos, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Redes – DTR, além do banco de dados, a plataforma do servidor também estava defasada, o que comprometia ainda mais o desempenho. O novo software, foi instalado em um servidor utilizando tecnologia de virtualização, permitindo um caminho muito mais simples de expansão, atualização, manutenção e migração da solução.

Já para Leonardo Meurer, diretor do Departamento de Sistemas de Informação DSI, o processo de atualização dos sistemas foi bastante árduo, sendo que o sucesso aconteceu em virtude da capacidade técnica das equipes da UFSC e do suporte dos técnicos da Horus.

Sobre a Horus

.
Há mais de 20 anos no mercado, a Horus Solutions é uma empresa nacional especializada em soluções de information management. Parceira oficial das maiores fabricantes de software do mercado como: SAP, IBM, Oracle e Microsoft.

Atuando em todo o território nacional e em diversos setores da economia, a empresa conta com colaboradores qualificados, experientes e certificados, levando aos seus clientes um serviço de alta qualidade em todas as áreas em que atua.

.

Além do licenciamento dos principais softwares de bancos de dados do mercado (SAP HANA, SAP Sybase ASE, SAP Sybase IQ, ORACLE, DB2, IDS, MS-SQL Server) e soluções de governança (IBM Infosphere Optim e IBM Infosphere Guardium), a Horus Solutions também oferece assessorias e serviços de suporte técnico especializado aos ambientes de banco de dados, incluindo segurança e gestão da informação.

Ficou com alguma dúvida?

Nossos consultores estão prontos para atende-lôFale Conosco