+55 41 3312-0200

Cases de Sucesso

Loggi

.

Loggi faz migração de banco de dados na nuvem para Microsoft Azure com a Horus Solutions

Arquitetura desenhada permitiu flexibilidade de transitar entre provedores com um tempo de indisponibilidade de apenas 10 minutos.

.

Desafio

Depois de um acordo firmado em junho de 2017 para uma assessoria pontual em PostgreSQL, a Loggi optou por um contrato definitivo para contar com a experiência da Horus em um grande desafio: realizar a movimentação de dados entre cloud de RDS (Amazon) para Azure (Microsoft). Para Marcio Ribeiro, vice-presidente de engenharia da Loggi, “a estratégia apresentada pela Horus para realizar a migração também foi fundamental para a escolha. Avaliamos outras duas consultorias e optamos pela Horus por sentirmos mais segurança nos profissionais que tocaram o projeto, desde o orçamento até a execução”.

“Ouvimos o cliente para entender as necessidades, além do objetivo principal de fazer a movimentação. Nesse passo verificamos que tão importante quanto realizar a migração, era o tempo de downtime – que deveria ser o mínimo possível – e a capacidade de fallback, uma vez que a nova estrutura poderia não suportar a operação da empresa. Sabendo disso, desenhamos uma estratégia para acolher todos esses elementos” diz Vinicius Feltrin, diretor comercial e operações da Horus Solutions.

A plataforma original, onde a Loggi residia com o seu PostgreSQL, era um SaaS da Amazon conhecido com RDS (Relational Database Service). “Esse serviço limitava as configurações e os acessos, sendo uma das limitações a inexistência de replicação por streaming wal”, afirma Feltrin.

.

Solução

Ciente disso, a Horus desenvolveu uma estratégia de migração baseada em duas etapas: a primeira foi fazer uma movimentação temporária, dentro da própria Amazon, para sair do RDS para um servidor cloud EC2. A segunda etapa consistiu em fazer a replicação via streaming wal entre Clouds (Amazon para Azure). Segundo Feltrin, “com esse processo de replicação garantiríamos a habilidade de fazer o chaveamento da base em 10 minutos e, principalmente, desfazer o processo no mesmo tempo. Isso asseguraria um tempo mínimo de indisponibilidade da plataforma do cliente”.

“A Horus Solutions fez com que o patamar de uso de recursos se mantivesse entre os dois clouds, o que em si já é um sucesso, pois não causou nenhum impacto negativo no business da Loggi”, afirma Ribeiro.

Feltrin afirma que “os benefícios observados são a segurança para desfazer todos os processos, no caso de encontrar algum percalço durante a migração; o tempo de indisponibilidade de apenas 0,5% da operação e a segurança de fazer a movimentação e garantir a integridade das informações”.

“A migração de infraestrutura sempre envolve riscos. Sendo assim, sem o modelo implantado pela Horus, não teríamos a flexibilidade de ir e voltar de um provedor Cloud para o outro, com um tempo de indisponibilidade de 10 minutos. Isso garante segurança e indisponibilidade mínima para a operação”, finaliza Ribeiro.

Após a implementação, as empresas agora conversam para que a Horus assuma a gestão preventiva e a monitoração do ambiente de banco de dados da Loggi.

Sobre a Horus

.
Há mais de 20 anos no mercado, a Horus Solutions é uma empresa nacional especializada em soluções de information management. Parceira oficial das maiores fabricantes de software do mercado como: SAP, IBM, Oracle e Microsoft.

Atuando em todo o território nacional e em diversos setores da economia, a empresa conta com colaboradores qualificados, experientes e certificados, levando aos seus clientes um serviço de alta qualidade em todas as áreas em que atua.

.

Além do licenciamento dos principais softwares de bancos de dados do mercado (SAP HANA, SAP Sybase ASE, SAP Sybase IQ, ORACLE, DB2, IDS, MS-SQL Server) e soluções de governança (IBM Infosphere Optim e IBM Infosphere Guardium), a Horus Solutions também oferece assessorias e serviços de suporte técnico especializado aos ambientes de banco de dados, incluindo segurança e gestão da informação.

Ficou com alguma dúvida?

Nossos consultores estão prontos para atende-lôFale Conosco