+55 41 3312-0200

Cases de Sucesso

Instituição Financeira

.

Instituição financeira realiza migração de banco de dados e obtém aumento de 45% no seu ganho real de desempenho.

Projeto de 720 horas foi implantado pela Horus Solutions.

.

Desafio

Para manter as suas operações em constante funcionamento e gerenciar seus dados e informações vitais, a empresa utilizava em larga escala o gerenciador de banco de dados Sybase ASE (Adaptive Server Enterprise) 12.5.3. Mas devido a uma defasagem na ferramenta e a falta de suporte por parte do fornecedor, havia a necessidade de realizar uma atualização na solução para uma nova versão, a SAP Sybase ASE 15.7.

.

Solução

Para realizar uma migração segura de seu banco de dados, sem que houvesse riscos operacionais críticos, a Instituição contou com os serviços da Horus Solutions, empresa nacional especializada em Business Analytics e Information Management, para realizar a implementação do software de teste de estresse da Exact Solutions – iReplay.
A demonstração do produto e suas potencialidades associadas à execução dos processos foram fatores cruciais para a escolha. A instituição buscava um parceiro com perfil diferenciado por se tratar de uma empresa com valores bem definidos e encontraram na Horus transparência, confiabilidade, além do custo-benefício para este investimento.
“O serviço iReplay fica hospedado nos servidores SAP Sybase ASE e faz a leitura contínua das interfaces de rede, gravando em um repositório próprio todos os pacotes TDS trafegados contra o servidor de banco de dados. O serviço não é intrusivo às instâncias e o processo de captura de pacotes tem um overhead mínimo sobre o servidor”, explica Fernando Ercolin, Consultor Especialista e Evangelista em Information Management da Horus Solutions.
O iReplay permitiu reproduzir a carga de trabalho em ambiente de testes/homologação equivalente ao ambiente de produção da Instituição, permitindo que a nova versão ou plataforma seja avaliada dentro das condições reais de uso, assegurando que problemas potenciais não ficassem omitidos devido à ausência de carga de trabalho significativa.

Benefícios

.
Após quatro meses de projeto e um total de 720 horas, o iReplay forneceu a análise comparativa de todos os comandos que foram capturados durante a coleta em produção, apresentando um relatório com todos os desvios de comportamento na nova versão e um relatório com todos os comandos que apresentaram erros.

Segundo Fernando Ercolin, “Além de conseguirmos mitigar os riscos do processo de migração, com envolvimento bastante reduzido das equipes de testes e homologação, que ficaram focados apenas em

.

testes funcionais, foi possível também testar vários cenários de configuração e ajustes nos aplicativos visando estabelecer o melhor cenário do ponto de vista de desempenho, onde foi possível atingir um ganho real de desempenho de 45% em relação ao cenário antes da migração”.

O iReplay também permitiu que, nos casos onde houve mudança de infraestrutura, o novo cenário fosse avaliado e validado dentro das condições reais de uso, podendo assim eliminar problemas encontrados antes da mudança definitiva e entender o perfil de consumo de recursos no novo cenário em comparação com o atual.

Ficou com alguma dúvida?

Nossos consultores estão prontos para atende-lôFale Conosco