+55 41 3312-0200

4 tendências que estão movimentando a transformação digital

On junho 20, 2018

4 tendências que estão movimentando a transformação digital

Como vivemos num mundo digital, evoluções e novas criações tecnológicas surgem diariamente, mas quatro tendências têm se destacado,  agindo diretamente na evolução desse mundo conectado. São elas:

noticia-site

Analytics & big data

As empresas, sendo elas pequenas ou multinacionais, começarão a investir em big data e analytics. A previsão é que o big data poderá movimentar mundialmente US$ 41,5 bilhões no ano de 2018, uma alta de 6,4% no período e expansão seis vezes superior à da indústria de TI como um todo.
Os dados de empresas, pessoas, produtos, serviço ou perfil só tende a aumentar. A análise dessas informações é o que gera lucro para as organizações, pois os insights e valores gerados a partir da análise são mais importantes do que a quantidade de dados.
Os resultados obtidos auxiliam nas estratégias do negócio, que reduz custo, tempo, criação de novos produtos, maior compreensão do público alvo, entre outras decisões mais específicas. Para que esta ferramenta seja assertiva, é necessário que as empresas definam previamente as perguntas a serem respondidas na análise de dados.

Internet das coisas (IoT)

De acordo com a IDC Brasil*, a IoT deve movimentar maus de US$ 8 bilhões em investimentos no Brasil nesse ano. No final de 2017, uma pesquisa comprovou que 4% das casas brasileiras possuem algum dispositivo conectado.
A IoT oferece maneiras inovadoras para o gerenciamento de operações remotas, e permite a supervisão de locais remotos. Essa ferramenta permite o controle de ferramentas que anteriormente estavam fora de alcance. Com a IoT, é possível obter insights de eventos que já foram invisíveis, como a correlação de padrões climáticos com a produção industrial.
Outro ponto importante é a segurança desses dispositivos, para resguardar tanto o usuário final quanto o próprio empreendedor. É necessário ter cuidado e realizar testes para garantir a segurança.
No ponto de vista do usuário, é importante manter todos os dispositivos nas versões mais recentes dos sistemas, e assim também deve ser com as ferramentas de segurança: sempre atualizadas.

Blockchain

O blockchain impacta na implementação do compliance das empresas, trazendo transparência nas operações, segurança e confiabilidade.
O blockchain é uma espécie de livro público de transações, acessível para todos os usuários. As operações são assinadas digitalmente e funciona como uma documentação. Para garantir a autenticidade, o blockchain utiliza modelos numéricos, assim a informação não pode ser alterada ou revertida. A tecnologia atua com as funções Hash, onde todos os dados de entrada e saída são criptografados, criando um código protegido. A grande quantia de algoritmos dificulta a quebra dos Hashs.
O blockchain também pode ser usado em diversos tipos de aplicações financeiras, como por exemplo realizar o registro de bens, títulos de crédito, e até mesmo na internet das coisas (IoT). Entretanto, hoje em dia a maior parte do uso de blockchains permanece nas startups.

Fonte: Computerworld

  • Por Bianca  0 Comentários   
  • Big Data, Cloud, Inovação

    0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *